terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nota de abertura

Este não é mais um blog. Pretendo que seja uma abordagem séria e responsável, adulta e amadurecida sobre a Natureza ao serviço da saúde, bem-estar, alegria e longevidade.
Peço àqueles que não tiverem a disposição de respeitar as opiniões alheias e de não tratarem com seriedade e respeito os assuntos e os temas versados no blog saudilongevidade.
Antecipadamente grato a todos os que quiserem partilhar comigo os saberes e as experiências.
J. Ferraz

13 comentários:

  1. Boa Noite

    Ainda nao tinha tido um tempinho para deixar o meu comentário, mas desde já sinto-me lisongiada pelo facto de ser a primeira seguidora deste blog.

    Nunca tinha feito parte de nenhum,por isso espero que seja uma experiência enrequecedora tanto para mim como para os próximos seguidores que vierem a fazer parte dele.

    Posso dizer que tenho tido algumas situações de saúde em que recorri a produtos naturais e de facto é realmente verdade que ajudaram-me bastante.

    E permita-me usar uma citação que costuma usar segundo me disseram " as pessoas adoecem porque nao sabem comer..." e corriga-me se estou enganada!

    Carla Conicho

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,boa tarde.
    Peço desculpa do meu atraso que se ficou a dever aos meus afazeres.
    Obrigado pela sua visita.
    O ditado "as pessoas adoecem porque não sabem comer..." é meia verdade porque a doença e a saúde podem entrar em nós por quatro vias e entradas:
    Por herança genética, pela mente e pelas portas de entrada do nosso corpo (boca, nariz e cavidade genital. Não incluo nestas a cavidade anal porque é naturalmente uma via de saída e nunca de entrada; e a pele que é um dos grandes emunctórios que desempenham a dupla função de via de saída e de entrada.
    A comandar ou a descomandar aquelas vias de entrada existe o sistema imunitário que pode aumentar ou baixar na mesma pessoa.
    Não sei se correspondi à sua pergunta.
    Pode continuar a partilhar.Obrigado,
    Com amizade
    josé.ferraz.76@gmail.com
    saude.natural@iol.pt
    http://saudilongevidade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Dr Ferraz

    Realmente já tinha pensado, nao desta forma "cientifica" mas por habito costumo dizer sou assim porque saio ao meu pai...ele também tinha 1,57cm,calçava o 34 :), e tinha um peso muito parecido com o meu.Na verdade o que acho que nao herdei dele foi so mesmo a maneira de ser e a doença pela bebida, alias tudo o que alcool nao entra no meu organismo...e nisso sinto-me bem.E agora lendo a sua resposta vejo que realmente em mim a parte genetica do meu pai está presente no meu fisico, a parte emocional, cognitiva, afectiva está de certo relacionada com a genética da minha mãe.

    Claro que nós somos o espelho de como vivemos, de como somos criados,mas para mim cada pessoa ja nasce com o seu poder interior e com as vivências ao longo da vida vai ou nao conseguindo da melhor forma ultrapassar todas as dificuldades que lhe vai surgindo,conseguindo por vezes apenas contornar os obstáculos...

    Mas será que algum dia essa força que tentamos ir buscar onde pensamos que nao existe, um dia ela será tao grande que consigamos eliminar tudo e viver a Vida?

    Passamos a vida a pensar no amanha, e quando chegamos ao amanha olhamos para tras e aí vemos que a vida passou por nós e nao vivemos cada dia como se fosse o ultimo...

    O tempo passa tao depressa, a passagem por esta vida é tao rapida e mesmo assim...nao aproveitamos o que temos.

    Obrigada
    Com amizade
    Carla Conicho

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Carla. Tudo bem?
    Só agora reparei que a minha resposta ao seu comentário de 19 deste mês não foi editado nem publicado no blog. Não sei porquê mas concerteza foi uma incorrecção minha. Por isso, volto a escrever mais ou menos o que penso ter escrito e que não foi publicado.
    Apreciei muito o seu comentário tanto no conteúdo como na essência como na forma.
    Antes, porém, de desenvolver o meu comentário gostaria que tivesse a gentileza de me dizer por que é que no terceiro parágrafo teve o cuidado de escrever a palavra "Vida" com letra maiúscula quando noutras passagens do seu "scriptum" escreveu o mesmo termo com letra minúscula. Foi inadvertidamente ou de propósito e com algum sentido?
    Se quiser fazer o favor de me esclarecer agradecia, para que eu possa continuar a comentá-la.
    Saudações cordiais
    J. Ferraz

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite, Dr Ferraz

    É com prazer que lhe explico o porquê de ter escrito a palavra "Vida" desta forma.

    De facto existem momentos na nossa vida dos quais nos apetece falar deles com entusiasmo, com prazer e em que viver faz realmente sentido...mas infelizmente há outros onde se passa o oposto.

    Já passei pelos dois, e felizmente hoje estou a viver a Vida tenho 2 filhos maravilhosos e um marido em que a cumplicidade e o amor andam de maõs dadas e é esse o facto porque escrevi Vida querendo apenas dizer que apesar de todas as turbulências porque passamos um dia havemos de ter força para seguir em frente, mas a minha duvida é se se consegue tudo isto na plenitude!

    Espero ter-me feito entender, e que tenha ficado esclarecido, tudo isto é complicado por vezes o que sinto nao sai pela boca mas quando escrevo parece fluir, de tal forma que tenho medo de por vezes estar a ser confusa.

    Fico á espera do seu comentário

    Com amizade
    Carla Conicho

    ResponderEliminar
  6. Olá, Carla, boa noite.
    Novamente gostei muito do seu comentário. Ele levantou um pouquinho o véu da sua alma velada.
    A Medicina Natural – a Naturopatia – tem por função tratar a pessoa na sua integralidade – corpo e alma. Cuidado psicosomático: psichè (Ψυχολογία) que quer dizer psiquismo, psíquico, alma ou espírito e o soma que é o corpo.
    O soma nunca tem equilíbrio se lhe faltar o equilíbrio do psichè. Ambos interagem numa acção de reciprocidade e de inter-ajuda.
    A Carla já tem a experiência de que se houver conflito dentro das portas do oculto (da sua alma, do seu espírito, do seu psiquismo, há perturbações na visibilidade do seu campo somático (físico).
    É o mesmo que dizer que a saúde somática (física) depende do bem-estar psíquico.
    A maior diferença entre a Medicina Alopática e a Medicina Naturopática é precisamente aquela: Enquanto que a Alopatia se preocupa em tratar o ser humano a partir da sintomatologia e não da causalogia, a Naturopatia atende antes de mais à pessoa no seu todo privilegiando o íntimo – o psichè como dizem os helénicos.
    Como é tão frequente encontrarmos queixas do domínio somático que tem suas raízes e fontes mais adentro da pessoa – na profundidade da alma, do psiquismo, consciente ou inconsciente.
    Podia relatar-lhe alguns exemplos conhecidos no âmbito da minha profissão, mas não devo expô-los aqui pela privacidade que os envolve.

    Na verdade, o vocábulo vida, tanto pode ser escrito (e deve sê-lo) com minúscula quando é substantivo comum, como pode (e deve) ser escrito com letra maiúscula quando é substantivo próprio. Perguntar-me-á: Quando é que a Vida é um nome próprio e um nome comum? Com certeza que a Carla sabe, mas se não se lembrar e lhe fizer muita falta que a lembre, posso fazê-lo.

    Para que a Carla possa viver a vida como a deseja, é necessário, primeiro, arrumar a casa no mais profundo do seu ser – no seu psiquismo – e que haja a mesma atitude da outra parte. É necessário que o espaço da cumplicidade que refere possa ser preenchido pelo amor que também sublinha no seu comentário.
    Não lhe quero ocupar mais tempo que sei ser muito necessário ao seu marido e aos seus meninos.

    Até à volta.
    Paz e Bem para a sua casa.
    J. Ferraz
    24r.Out.09

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, Dr Ferraz
    So hoje consegui um tempinho para responder ao seu comentário, os pequenos "roubam-me" algum tempo, o mais velho com os afazeres da escola, a mais pequenina com toda a atenção e cuidado de que precisa. Tempo esse que é aproveitado ao máximo e com prazer.

    Começo então por dizer que fiquei impressionada com o facto de atraves das minhas breves palavras conseguir ver um pouco da minha alma. Fico á espera que me diga se acha que tenho uma alma pesada ou leve :)

    Realmente só mesmo uma pessoa com bastante experiência e com muita vivência consegue captar desta forma o interior de outra.

    Tenho lido bastante sobre as causas e curas de depressões, e é verdade que se o psiquico falha, tudo falha. Infelizmente por experiência própria quando o cansaço é muito, juntando a falta de descanso, a má alimentação, o sistema nervoso dá logo sinal.

    Eu bem tento arrumar a casa, mas na verdade á sempre qualquer coisa que insiste em ficar desarrumada... e o pior é que sei o que é, mas não consigo mante-la no seu sitio. Embora com toda a minha vivência já encaro de uma forma menos dolorosa.

    É também verdade que recorri de imediato a químicos, primeiro porque os sintomas que tinha não fazia ideia do que seriam, não entendia como é que podia ter certos pensamentos, não me reconhecia, tinha medo do que poderia fazer. Crises e crises de ansiedade,vezes e vezes nas urgências...e como vinha de lá? Drogada claro, tudo passava depois da dose de cavalo de calmantes! Mas no dia seguinte tudo voltava ao mesmo, o que eu ainda não sabia era que estava por e simplesmente a embalar a doença que nunca iria adormecer e muito menos morrer.

    Até que um dia, olhei para o espelho e disse pra mim própria, "isto tem de acabar, se não quem acaba sou eu e o pior levo arrastado a minha familia..." por casualidade tenho um primo que trabalha numa loja de produtos naturais em lisboa que me ajudou a tratar. De facto tudo começou a melhorar, a vida fazia novamente sentido! Só que no meio disto tudo fica sempre um rastilho á espera da mais pequena faíca para pegar fogo.E é esse o meu maior medo..que o rastilho acenda, embora saiba que isso so acontece se eu deixar, se nao arrumar a casa no mais profundo.

    Quanto ao vocábulo vida gostaria realmente que me lembrasse, o que sei em linhas gerais é que um substantivo comum é o que dá o nome a coisas, objectos, frutas...o substantivo próprio é o que dá o nome a cidades,países, rios e até mesmo a pessoas.Claro que quando o escrevi,talvez estivesse a ser eu própria a vida... Por isso pergunto-lhe :quando é que vida é um nome próprio e um nome comum?

    Bem vou ficar por aqui nao quero tomar de mais o seu tempo

    Com Amizade
    Carla Conicho

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Gostaria da sua opinião sobre o cloreto de Magnésio. Quanto aos seus beneficios e contra indicações, bem como esclarecer se alguém que é hipertenso pode fazer o uso do cloreto de Magnésio.

    ResponderEliminar
  10. Família Piedade, boa noite. Por ter andado por outras bandas, só agora regressei a este meu blogue. Peço desculpa por este transvio.
    Sobre o Cloreto de Magnésio, os benefícios são quase incontáveis. Ele tem praticamente os mesmos benefícios da Auto-Hemoterapia e dos cogumelos medicinais. Resumidamente, o Cloreto de Magnésio tem acção anti-inflamatória, revitaliza as células, é um potente antioxidante e oxigenador celular, anti-carcinogénico, anti-reumatismal, dissolvente de osteofitos (bicos-de-papagaio), remineraliza os ossos e limpa-os de acumulações nocivas, elimina das artérias e coronárias placas de gordura seca e calcário que deterioram as mesmas e causam aterosclerose e arteriosclerose, coágulos sanguíneos, etc. Melhora colites, combate os espasmos musculares, elimina dores articulares e vertebrais, melhora o funcionamento vesicular e intestinal, ajuda a regularizar os períodos menstruais, regula a pressão arterial, tem efeitos anti-depressivos, melhorando o mau humor e o cansaço neuro-cerebral, trata as doenças da pele, nomeadamente a psoríase, melhora a visão e a queda de cabelo, reforça o sistema imunitário e retarda o envelhecimento, ajuda a tratar câncer da próstata e pedra na vesícula e rins.
    Até ao presente, as contra-indicações conhecidas são insuficiência renal e doenças da tiróide.
    Usa-se em uso interno e externo.
    Não sei se esta resposta ainda vai a tempo ou se já e extemporânea e por isso peço desculpa.
    Paz e Bem para toda a família
    José Ferraz
    saude.natural@iol.pt

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Dr. Ferraz,

    Antes de mais queria dar os meus parabéns por este agradável blog, porque tudo o que for informação disponível na net com qualidade e conhecimentos de causa relativamente à saúde e por métodos naturais é sempre de louvar.

    Estava a pesquisar na net informações acerca de produtos naturais e encontrei este blog e achei uma feliz coincidência, porque já tinha ouvido falar de si e com muito boas referencias.

    Como tal, resolvi deixar aqui a minha experiência na esperança que o srº Dr. possa ajudar-me com a sua experiência e conhecimentos. Há uns meses tive uma crise, que ainda hoje não sei realmente as causas, e os sintomas eram desde tonturas, mãos e pés a suar(por vezes) e dificuldade em respirar, com constante necessidade de respirar fundo,... simplesmente terrível de suportar!

    Consultei vários médicos e inclusivamente um familiar pneumologista, fiz exames raio x e de esforço e ele receitou-me uns comprimidos para a asma e bronquite, mas a todos os médicos que fui, a opinião parecia quase unânime, ou seja sofria de um principio de esgotamento devido ao stress e acumulação de tarefas. Desde então (cerca de 2 meses) ando a tomar os comprimidos referidos em cima, um ansiolítico 0.5mg pela manhã e deixei de tomar café (tomava 3 por dia).

    É verdade que melhorei e desde então tive melhor qualidade de vida, apesar de por vezes ainda ter algum vestígio desses sintomas, mas o que ando à procura é uma forma de estabilizar a minha mente sem estar a tomar produtos sintéticos/químicos e sem saber até quando.

    Agradeço desde já a sua atenção.

    Os meus sinceros cumprimentos.

    Pedro

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Só agora abri o correio e apronto-me para lhe responder.
    A sintomatologia que me descreveu é típica de um estado de ansiedade. Asma, não me parece que fosse porque havia de ter outros sintomas acessórios, que não tinha, ou, pelo menos, não os referiu.
    Não me lembro se alguma vez esteve no meu consultório mas o que me parece é que o Pedro é uma pessoa muito sensível e ansiosa que entra em stress facilmente: Porque tem a virtude ou o defeito do preciosismo e do perfeccionismo. E quando as solicitações profissionais, familiares e sociais aumentam aumenta a pressão neural e pode entrar em ansiedade que por sua vez pode dar lugar a esgotamento ou neurose ansiosa.
    Dentro da nossa cabeça mora o senhor do nosso corpo; por isso, para conseguir uma relação pacífica entre o psyché e o soma (o psique e o organismo), é necessário "renascer". O Pedro é capaz de renascer? Acredito que sim.
    Eu poderia seguir o caminho mais fácil e mais cómodo mas não mais eficaz nem mais original, se lhe dissesse para tomar similares naturais que substituam os fármacos ansiolíticos que está a tomar. O que lhe digo é que tem de "renascer".
    Antecipo-me a responder ao que me irá perguntar dizendo-lhe que para "renascer" terá que fazer duas viagens muito grandes: a primeira tem início no dia em que se decida fazê-la percorrendo, passo por passo, dia por dia, todos os pormenores da sua vida na relação com os outros a começar pelos seus progenitores até onde puder ir a sua memória ou conhecimento e tentar sublimar todos os episódios que não lhe deixam recordações agradáveis. A segunda viagem tem o sentido inverso desta e visa rectificar e "civilizar" o seu temperamento e o carácter modificando o que precisar de ser modificado. Numa palavra: fará a auto-análise e a auto-psicoterapia.
    Ajuda muito um regime alimentar apropriado e o consumo dos produtos que a Medicina Orto-molecular aconselha para o seu caso.

    Porque não devo roubar-lhe mais tempo, fico por aqui continuando ao seu dispor.
    Tudo bom para si.
    J. Ferraz
    jose.ferraz.76@gmail.com
    saude.natural@iol.pt

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Dr. Ferraz,

    Agradeço a sua atenção para a minha situação. De facto nunca fui às suas consultas, mas tenho familiares que periodicamente o consultam e falaram de si muito positivamente.

    Penso que resume muito bem os sintomas que apresento e corrobora com anteriores avaliações.
    A diferença é que as alternativas que me propõe, parecem ter + sentido e estou convicto que poderão ajudar-me a melhorar substancialmente.
    Se for possível, gostaria de marcar uma consulta com o Dr.
    Se concordar, enviarei um email a combinar data.

    Cordialmente,

    Pedro

    ResponderEliminar